Teufelsberg – A montanha do Diabo – Base abandonada da NSA

Atrás desse nome sinistro existe uma história muito interessante! Teufelsberg, a montanha do Diabo, é um ponto turístico bastante alternativo, mas essencial para quem busca vistas muito diferentes em seu passeio. Vem dar uma olhada!

O Teufelsberg (alemão para a Montanha do Diabo) é uma colina em Berlim, Alemanha, na localidade Grunewald na região onde de Berlim Ocidental. A colina fica cerca de 80 metros acima do planalto Teltow circundante, mais precisamente ao norte d a Floresta Grunewald. Foi nomeado após o Teufelssee (em português, Lago do Diabo) que fica nas proximidades.

800px-Funkturm_Berlin_View_13É uma colina artificial com uma história curiosa: foi erguida após a Segunda Guerra Mundial, feita de parte dos escombros de Berlim. Cerca de 75 milhões m3 de escombrombos foram emilhados durante os 20 anos seguintes, enquanto a cidade era reconstruída.
Sua origem, por si só, não faz a colina Teufelsberg única, pois há muitos montes semelhantes feitos de entulho pela Alemanha e outras cidades devastadas pela guerra da Europa. A parte mais curiosa é o que está enterrado debaixo do monte: o colégio técnico-militar (Wehrtechnische Fakultät) nazista nunca concluído. Os aliados tentaram usar explosivos para demolir a escola, mas era tão resistente que a cobrir com detritos acabou por ser mais fácil.

A Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) construiu uma das suas maiores estações de escuta no topo da colina. “The Hill”, como era conhecido coloquialmente por muitos soldados norte-americanos que trabalhavam lá. Em julho de 1961, as unidades de escuta móvel aliadas iniciaram suas operações em Teufelsberg, tendo pesquisados vários outros locais em toda a Berlim Ocidental, em uma busca para o melhor ponto de observação para ouvir a Soviética Alemanha Oriental, e outras nações do Pacto de Varsóvia . Eles descobriram que as operações do alto Teufelsberg ofereceram uma acentuada melhoria na capacidade de ouvir. A estação continuou a operar até a queda da Alemanha Oriental e do Muro de Berlim. Depois que a estação foi fechada, os equipamentos foram removidos, mas os edifícios e cúpulas de radar ainda permanecem no local.

Para mais Alemanizando:
YouTube: https://www.youtube.com/alemanizando
Facebook: https://www.facebook.com/alemanizando
Tumblr: http://comicberlin.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/c_alemanizando

Compartilhe!

Comente!