As regras de conduta social relacionadas à pandemia de Covid19 mudam praticamente todos os dias de uma forma ou de outra e às vezes fica difícil acompanhar o que podemos ou não fazer neste momento e como devemos caminhar para o afrouxamento da quarentena. Para facilitar um pouco, listamos abaixo as regras que valem no dia 23/06/2020 em Berlim. Nem tudo escrito aqui se aplica ao resto da Alemanha e não sabemos quando as regras abaixo mudarão novamente, mas é o que vale para a cidade de Berlim neste momento em que escrevo.

Contato social
- O contato físico com outras pessoas deve continuar a ser mantido ao mínimo absolutamente necessário, mesmo nesta fase de relaxamento das restrições. Se você se encontrar com outras pessoas, mantenha uma distância mínima de 1,5 metro.
- É permitido visitar outras pessoas em suas casas. Membros de duas famílias (familiares diretos que residam juntos, não a vó, tia, cunhada e o periquito) ou até cinco pessoas de lares diferentes podem se reunir na casa de alguém.
- Ao ficar do lado de fora com até quatro pessoas por um longo período (como em um picnic, ou encontro no parque), você deve manter uma distância mínima de 5 metros dos outros grupos ao seu redor.
- Até oito pessoas podem se encontrar em estúdios de fitness e academias para sessões de treinamento em grupo.
- Pessoas realizando exercícios individuais em academias devem observar as condições de higiene e distanciamento adicional entre pessoas que usam equipamentos de ginástica.
- Em geral eventos públicos e privados, reuniões e confraternizações não são permitidos. Atualmente as únicas exceções são manifestações e comícios, que já foram liberados há algumas semanas.
- No dia 30 de Junho as restrições a eventos e reuniões em ambientes fechados serão relaxadas e até 300 pessoas poderão se reunir.
- Atualmente até 500 pessoas podem se reunir ao ar livre e, a partir de 30 de junho, quando até 1000 pessoas poderão estar juntas.
- São permitidas reuniões particulares e familiares de até 50 pessoas, desde que haja uma razão convincentes. Atualmente as razões toleradas incluem o atendimento a um familiar necessitado de assistência, a visita a um familiar que morrerá em breve e a serviços funerários ou cerimônias de batismo e casamento, por exemplo.
- Todo comércio pode abrir, independentemente da área total do ambiente. A regra é que apenas uma pessoa é permitida por 20 m² de área de vendas e instalações comerciais (contando clientes e funcionários).
Trabalho e Negócios
- Restaurantes e cafés podem abrir. O mesmo se aplica a bares, shisha bares e pubs.
- É permitido abrir hotéis, outros estabelecimentos de alojamento e casas de férias, mas todas as áreas coletivas de spa ou piscinas devem permanecer fechadas.
- Eventos e mercados especiais podem ser abertos, sujeitos a condições e com restrições ao número de pessoas envolvidas..
- É permitido abrir cinemas ao ar livre em Berlim. Os cinemas tradicionais devem reabrir partir de 30 de junho, respeitando condições de higiene e distanciamento social.
- Academias e operadores comerciais de atividades de lazer podem reabrir, desde que cumpram as condições de higiene e distanciamento social.
- Cabeleireiros e outras empresas do setor de cuidados pessoais, como salões de beleza, massagens e tatuagens, podem abrir de uma maneira que cumpra as regras de higiene. Isso também inclui estúdios de bronzeamento artificial e solários.
- As autoescolas e outros estabelecimentos envolvidos na formação para a obtenção de carteiras de motorista podem reabrir respeitando condições de higiene utilizando máscara cobrindo a boca e o nariz dentro do carro, por exemplo.
Escolas e Kitas (creches)
- Após as férias de verão, todas as escolas de Berlim devem começar o novo ano escolar novamente em operação regular, desde que o número de novas infecções continue sob controle. Os currículos extra-curriculares e suplementares também devem ser totalmente retomados.
- A escola de verão será oferecida durante as férias de verão. A participação é voluntária e destina-se àqueles que tiveram uma desvantagem de aprendizado durante a pandemia de coronavírus. Em pequenos grupos de aprendizagem nas escolas de verão, os alunos das séries 1, 2, 7, 8 e 9 poderão preencher lacunas no aprendizado nas principais disciplinas de alemão, inglês e matemática.
- As cerimônias que celebram o início da primeira série podem ser realizadas, mas as regras para eventos públicos de acordo com a Portaria de Contenção se aplicam.
- A partir do próximo ano letivo, as regras de higiene nas escolas serão adaptadas e a distância mínima não será mais aplicada.
- A abertura das escolas será acompanhada pela estratégia atualizada de testes de coronavírus: crianças, adolescentes e funcionários de escolas e creches serão testados.
- Desde o dia 22 todas as crianças podem retornar normalmente às creches.
- Além disso, atualmente também há a opção de organizar serviços cuidados infantis, principalmente entre vizinhos. É possível cuidar de crianças de até três famílias ao mesmo tempo, desde que apenas o mesmo conjunto de crianças se reúna regularmente.
Viagem
- Alguns dos estados alemães já reduziram suas restrições de turismo, permitindo visitas de pessoas de outros estados alemães sob certas condições. Em Berlim, os hotéis têm permissão para fornecer acomodações e serviços aos turistas desde 25 de maio de 2020.
- O governo federal da Alemanha está constantemente examinando quais países devem ser classificados como áreas de risco, ou seja, onde o risco de infecção pelo coronavírus é alto. O Instituto Robert Koch (RKI) publica uma lista atual de áreas de risco. A lista atual inclui partes individuais dos EUA, Turquia e Albânia, além de muitos outros países, incluindo atualmente o Brasil.
- Se você entrar em Berlim diretamente de uma área de risco, planeje ser submetido a uma quarentena de 14 dias.
- Como regra, não há obrigação de quarentena para aqueles que entram vindo de um estado membro da União Européia ou do espaço Schengen.
- Aqueles que entram em Berlim sujeitos à exigência de quarentena devem se reportar ao escritório de saúde do seu distrito.
- Qualquer pessoa que tenha sido testada para infecção por coronavírus em um estado membro da UE ou em outro país designado pelo RKI antes de entrar em Berlim e que tenha um resultado negativo no teste também está isenta do dever de entrar em quarentena; no entanto, o teste deve ter sido realizado nas últimas 48 horas.
- O governo alemão estendeu o atual alerta de viagem para países fora da União Européia até o final de agosto.
- Se você vive na Alemanha, o governo alemão sugere que você viaje agora nas férias de verão apenas para os estados membros da UE, bem como para a Suíça, Noruega, Grã-Bretanha e Lichtenstein.
- Se você vive na Europa e estiver planejando uma viagem, informe-se com antecedência sobre as regras para entrar no país de destino. Na Espanha, por exemplo, a proibição de entrar no país continuará em vigor após 15 de junho.