Perguntas frequentes sobre a vida na Alemanha

Nesse vídeo de hoje vamos fazer algo de diferente, nós vamos responder perguntas!
A gente gosta muito de responder todas as dúvidas de vocês no canal, no Facebook, Twitter ou mesmo por e-mail.
Mas ultimamente as perguntas tem se repetido bastante e nós achamos então que seria muito melhor fazer um vídeo com todas as respostas.
Assim surgiu este vídeo com as nossas Perguntas Frequentes.

Todas estas perguntas foram feitas por vocês em algum momento e em algum desses lugares que a gente mencionou antes.
Os assuntos que parecem gerar mais dúvida são: aprender alemão, trabalhar e alugar um apartamento.
Vamos lá!

Estudar alemão em Berlim

Onde estudar alemão? Onde vocês estudam? Quais as melhores escolas de alemão em Berlim?
Nós pesquisamos bastante antes de começar nosso curso e o melhor custo benefício que achamos foi numa escola no bairro Neukolln (www.die-deutschule.de).
É uma escola bem bacana, com alunos do mundo todo e aulas bacanas com coisinhas diferentes pra facilitar o aprendizado. A mensalidade fica em torno de 180 euros por mês, mas pagando por pacotes de 3 ou mais meses, o valor é reduzido. Por este valor, nós tínhamos aula de segunda a sexta, 3h por dia.
Outras escolas:
http://www.deutschakademie.de/berlin-german-course/preise.htm
http://www.esl-schools.org/en/dates-prices-german-course-esl-prolog-berlin/berlin-germany.htm
http://www.parlando-berlin.de/Dates-and-Prices.150.0.html
http://www.anda-sprachschule.de/en/node/159
http://www.gls-german-courses.de/2047.html#c8096
http://www.languagecourse.net/schools-berlin.php3?duration=2&course_category=0&accomodation_type=-1
http://www.languageinternational.com/course-search?sort=price_asc
http://www.cactuslanguage.com/en/languages/german/germany/berlin.php

Quanto tempo eu preciso estudar para aprender alemão?
Depende do nível de alemão que tu quer. A gente fez 5 meses de e consegue virar por aí, mas não conseguimos manter um diálogo em alemão. O curso inteiro dura 9 meses, mas ainda assim é necessário treinar conversação.

Existe algum curso de graça?
Já ouvimos falar que sim, mas nunca encontramos de fato. O que nós sabemos que existe é um curso de integração, subsidiado pelo governo. Os imigrantes legais podem se inscrever para fazer este curso, que abrange não só o idioma alemão como a cultura e hábitos locais. É cobrada uma taxa que é mais baixa que a maioria dos cursos de línguas e, se a pessoa conclui o curso sem matar aulas injustificadamente, recebe do governo 50% do dinheiro de volta. Nós não fizemos este curso porque ficamos sabendo tarde demais.

Trabalho na Alemanha

É possível trabalhar sem falar alemão?
Nós só podemos responder sobre Berlim, não sabemos como funciona nas outras cidades da Alemanha, mas aqui é sim possível. Também não sabemos dizer como funcionam todas as áreas, mas existem muitos empregos relacionados com turismo e principalmente nas áreas de TI e marketing, a maioria das empresas são super internacionais e o idioma oficial é o inglês. O que nos leva para a próxima pergunta.

Sem inglês fluente e sem falar alemão, dá pra conseguir emprego?
Não é impossível, mas fica bem difícil não só conseguir emprego como viver aqui. De alguma forma é necessário se comunicar e o número de falantes de português por aqui é bem limitado. Nós mesmos já trabalhamos daqui para uma pesquisa para uma empresa portuguesa, então trabalhávamos em português, mas a empresa aqui que nos contratou nçao era portuguesa, então o pessoal do RH e os supervisores só falavam inglês e alemão. Além disso, estudar e saber outras línguas é sempre bom.

Qual é o salário mínimo na Alemanha?
Atualmente não existe salário mínimo aqui. A partir de Janeiro de 2015, vai começar a valer o salário mínimo de 8,50 Euros por hora. Ou seja, trabalhando 8 horas por dia, 22 dias por mês o salário mínimo ficaria em 1496 Euros.

Onde procurar por empregos?
Existem muitos sites de oferta e procura de empregos por aqui. Também é sempre bom participar de muitos grupos no Facebook, tanto de busca de empregos como de comunidades de brasileiros na Alemanha. Sempre aparecem vagas de emprego nestes lugares.
Acesse aqui inúmeros links para procura de emprego: http://canalalemanizando.wordpress.com/2014/11/13/trabalhando-na-alemanha-onde-procurar-por-empregos/

(o texto continua abaixo)


Conheça nossos serviços

Transferência Internacional de Dinheiro Ganhe bônus no Airbnb Ingressos Online para as atrações de Berlim

Aluguel de apartamentos em berlim

Como e onde vocês alugaram apartamento?
Nós já moramos em 3 lugares:
O primeiro via Airbnb por 15 dias pra conseguirmos nos organizar por aqui. Esse escolhemos apenas pelo valor mais barato, nenhum outro critério.
O segundo alugamos pelo site Exberliner, num distrito (Treptow-Köpenick) afastado do centro da cidade, mas próximo da nossa escola de alemão. Escolhemos mais uma vez por preço e por proximidade do curso. Moramos lá por quase 5 meses.
Onde moramos agora alugamos num critério de urgência, então quase não escolhemos. Moramos agora em Charlotenburg, numa das regiões mais caras e badaladas onde reza a lenda que só as pessoas uncool de Berlim moram. Alugamos pela empresa Wohnwitz.
Os dois apartamentos que moramos aqui já foram alugados totalmente mobiliados e com todos os custos inclusos no preço do aluguel. Isso inclui água, eletricidade e aquecimento. Neste apartamento novo também inclui internet e TV a cabo.
Para alugar apartamentos vazios, diretamente com imobiliárias, não parece ser tão simples. É necessário ter um emprego formal aqui, apresentar os 3 últimos comprovantes de pagamento e este salário tem que se adequar ao valor mínimo que a imobiliária pede. Caso contrário, é necessário encontrar um fiador. Para quem está acabando de chegar por aqui, essas coisas são impossíveis de conseguir. É por isso que nós recomendamos alugar os apartamentos já mobiliados com essas empresas facilitadoras.
Empresas de aluguel de imóveis:
https://www.airbnb.com.br/
http://www.exberlinerflatrentals.com/
http://www.wohnwitz.com/
http://www.white-apartments.com/en
http://www.no-fish.com/
https://www.crocodilian.de/
http://nicetomateyou.com/
https://www.facebook.com/groups/easy.wg/?fref=ts

Bônus

É fácil encontrar comida brasileira em Berlim?
Sim. Existem algumas lojas mais específicas que vendem produtos brasileiros, além das lojas de produtos asiáticos onde é possível encontrar arroz, polvilho e farinha de tapioca a bons preços e os mercados turcos, onde o feijão e a pipoca saem bem em conta.
Além disso, aqui em Berlim tem a famosa churrascaria Na Brasa e o pessoal da Tapiocaria, que fazem sucesso com os brasileiros por aqui. Lojas:
http://alivraria.de/
http://www.mitte-meer.de/
http://www.aqui-espana.de/

É seguro na Alemanha?
Sim, é muito seguro. Nós nunca vimos nada acontecer, nunca aconteceu nada conosco e as pessoas parecem bem seguras de si andando pelas ruas à noite. Os três crimes mais cometidos por aqui ultimamente são:
Bater carteira;
Roubar bolsas e mochilas penduradas sem atenção nos bares e restaurantes;
Roubo de bicicleta – isso acontece numa frequência absurda.
Então, se tu segurar bem as bolsas e carteiras e não tiver uma bicicleta, a probabilidade de algo rum acontecer é bem baixa.


Para mais Alemanizando:
YouTube: https://www.youtube.com/alemanizando
Facebook: https://www.facebook.com/alemanizando
Instagram: https://instagram.com/canalalemanizando/
Twitter: https://twitter.com/c_alemanizando

Compartilhe!

Comente!