Oktoberfest em Berlim – História da Oktoberfest

Venha brindar com uma Paulaner Festbier (ou duas, ou quatro) na Oktoberfest de Berlim! Fomos em duas versões da famosa festa aqui na capital alemã, confira as diferenças e as diversões e delícias disponíveis nessa época do ano.

A Oktoberfest é um festival de cerveja e uma feira de produtos e diversões celebrada originalmente em Munique (München), no estado da Baviera (Bayern), no sul da Alemanha, e disseminada por vários lugares do mundo. Em Munique, a Oktoberfest se inicia em meados de setembro e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de outubro – daí o nome Oktoberfest (Em alemão, “Oktober” significa outubro, e “Fest”, festa ou festival, literalmente “Festa de Outubro”). O festival de Munique é o maior do mundo. Anualmente, cerca de seis milhões de visitantes participam no festival e na feira em Munique.

No Brasil o festival começou a ser realizado em 1976 em Itapiranga/SC, e hoje é realizado em Blumenau/SC, Santa Cruz do Sul/RS, Igrejinha/RS, Marechal Cândido Rondon/PR, Ponta Grossa/PR, São Jorge d’Oeste/PR, Maravilha/SC entre outras cidades. Com a emigração dos alemães, a festa mais popular da Alemanha espalhou-se pelo planeta. Hoje existem Oktoberfest em diversos países, como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, Vietname, entre outros.

A origem da Oktoberfest vem do casamento de uma princesa bávara. A festa, para a qual estavam convidados todos os moradores de Munique, aconteceu num parque longe do centro, batizado Theresienwiese, em homenagem à noiva. O enorme sucesso fez com que fosse marcada outra festa para Outubro do ano seguinte, e assim começou a tradição.

Fontes:
http://www.berlin.de/restaurants/oktoberfest/2698409-2698384-oktoberfest-auf-dem-alexanderplatz.html
http://pt.allexciting.com/berlin/oktoberfest/

Para mais Alemanizando:
YouTube: https://www.youtube.com/alemanizando
Facebook: https://www.facebook.com/alemanizando
Tumblr: http://comicberlin.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/c_alemanizando

Compartilhe!

Comente!