“Ei da Vinci”: Pintando ovos de Páscoa – Páscoa na Alemanha

Os alemães adoram datas comemorativas e a Páscoa é uma das festas mais populares pela Alemanha. Depois de um rigoroso inverno alemão, a Páscoa marca o o início da primavera, estação ansiosamente aguardada.
Os alemães costumam decorar suas casas e jardins com lindas decorações de Páscoa e os ovos pintados são grande parte dessa tradição! Por esse motivo, nós decidimos comprar um kit de decoração de ovos e mostrar para vocês como o pessoal prepara suas cestas alemãs de páscoa.

O final de semana de Páscoa na Alemanha começa com uma tranquila Sexta-feira Santa (Karfreitag). Muitas famílias comem peixe como seu tradicional almoço de Sexta-feira Santa.
Já o Sábado de Páscoa é um ótimo dia para visitar algum mercado de Páscoa ao ar livre, onde você pode encontrar ovos decorados artesanalmente, além de artes e trabalhos manuais locais. Ainda no sábado, passe em uma padaria alemã para provar uma especialidade de Páscoa: um bolo doce na forma de um cordeirinho. No sábado à noite, as regiões do norte da Alemanha costumam acender fogueiras para afugentar os espíritos escuros do inverno e dar boas vindas à Primavera.
O Domingo de Páscoa é o destaque do fim de semana do feriado. No início da manhã, os pais escondem cestos cheios de coloridos ovos cozidos, coelhos de chocolate, doces e pequenos presentes para as crianças. Muitas famílias participam também dos cultos de Páscoa, seguido pelo tradicional almoço de Páscoa: cordeiro, batatas e legumes frescos.

Por ser uma data importante na Alemanha, a Páscoa traz consigo muitas outras tradições além dos ovos pintados. A “Árvore de Páscoa” é um bom exemplo de tradição de Páscoa por aqui.

arvore-de-ovos-de-pascoa

Árvore de Páscoa (Osterbaum)
São arranjos de galhos cortados a partir de folhas de salgueiro ou outros arbustos floridos ou são pequenas árvores vivas e arbustos que já estão plantadas ao redor da casa.
No caso dos ramos cortados, eles geralmente são colocados em um vaso para ser decorado com ovos pintados à mão, sejam de madeira ou ovos de galinha, além de pequenas guirlandas. Da mesma forma, as árvores vivas e arbustos fora da casa também são decorados com ovinhos e guirlandas. As árvores trazem um toque de cor para dias que ainda podem ser muitas vezes cinza, no início da da primavera, criando um ambiente mais festivo nas cidades.
É claro que o Coelhinho da Páscoa (Osterhase) também deixa seus ovinhos de chocolate por aqui. Na Alemanha, os chocolates de páscoa são deixados em torno de arbustos e árvores, para que as crianças encontrem no domingo de Páscoa. Essa tradição de ovos de Pásco foi levada para a América pelos imigrantes alemães.

Fatos sobre a Páscoa na Alemanha:

  • O Coelhinho da Páscoa, foi mencionado pela primeira vez nos escritos alemães no século 16.
  • Por volta de 1800, os primeiros Coelhinhos da Páscoa comestíveis foram feitos na Alemanha.
como-se-diz-feliz-pascoa-em-alemao

Frohe Ostern!


Para mais Alemanizando:
YouTube: https://www.youtube.com/alemanizando
Facebook: https://www.facebook.com/alemanizando
Instagram: https://instagram.com/canalalemanizando/
Twitter: https://twitter.com/c_alemanizando

Compartilhe!

Comente!