Como abrir conta em banco na Alemanha

Abrindo conta no banco alemão Abrir uma conta bancária na Alemanha é, normalmente, um processo bem simples. No entanto, muitas vezes é exigido que você apresente seu registro alemão de residência, por isso é recomendável que você se registre no Einwohnermeldeamt antes de tentar abrir uma conta.

Como em muitos outros lugares, existem diversas opções de bancos e é apenas a sua preferência que vai fazer a diferença. Os bancos mais comuns em Berlim e no resto da Alemanha são:

Em geral, eles são todos bancos oferecendo serviços e taxas usuais de bancos, sem muitas inovações ou diferenças gritantes. Um detalhe interessante para você ficar de olho é o valor de saque de dinheiro em caixas eletrônicos de outros bancos que não sejam exatamente o seu. Não sei se no Brasil isso já é possível, mas na Alemanha normalmente você pode sacar seu dinheiro em qualquer terminal, mesmo de um banco que não seja o seu. O principal fator de escolha aqui serão as taxas. Dentre os bancos que citamos como exemplo, os últimos três fazem parte de um grupo específico que permite saques de clientes de qualquer um desses bancos em caixas eletrônicos dos integrantes do grupo com taxa zero. De outra forma, normalmente a taxa de saque é a partir de 3,50€ em bancos que não sejam o seu.

O tipo mais comumente utilizado de conta bancária na Alemanha é chamada “Girokonto”, ou seja, a conta corrente. A maioria das transações financeiras, como receber salários ou pagar aluguel, são executadas com este tipo de conta. Independentemente do banco, é comum que uma conta corrente permita que você:

  • Saque dinheiro de seu banco usando um EC-card (como um cartão de débito);
  • Transfira dinheiro para pagar as contas;
  • Configure pagamentos regulares para débito em conta.

É importante lembrar que nem sempre é possível obter um cartão de crédito no momento da abertura da conta, pois você ainda não possuirá um registro Schufa (como um SPC ou SERASA alemão) no momento da abertura. Por isso antes de oferecer alguns serviços, o banco vai observar a sua conta ao longo dos primeiros meses para verificar se o dinheiro está sendo regularmente creditado nela. Os bancos alemães são tradicionalmente conservadores quando se trata de distribuir cartões de crédito.

(o texto continua abaixo)


Conheça nossos serviços

Transferência Internacional de Dinheiro Ganhe bônus no Airbnb Ingressos Online para as atrações de Berlim

De fato abrindo uma conta em banco alemão

Normalmente é necessário que você se dirija pessoalmente à agência mais próxima do banco da sua escolha portando todos os documentos que eles solicitam (normalmente passaporte e registro de residência, mas às vezes o contrato de trabalho também é exigido). Chegando ao banco, basta informar ao recepcionista qual o seu desejo e, se for o caso, solicitar um funcionário que fale inglês. Por conta da alta demanda, em algumas agências pode ser necessário marcar horário com um falante de inglês.

Outros tipos de contas bancárias e palavras chave em alemão

Economize com transferências de dinheiro para o BrasilSparbuchkonto: poupança (nota: por conta da baixa taxa de juros na Alemanha, o dinheiro rende bem pouco na poupança).
Sperrkonto: “conta bloqueada”, normalmente utilizada para permitir que estrangeiros adquiram vistos.
Zinsen: Taxa de juros.
Überweisung: Transferência bancária.
Bargeld: dinheiro vivo.

Como transferir internacionalmente minhas economias e trazê-las para a Alemanha?

O início do processo de mudança é sempre o mais caro, o que pode tornar tudo mais complicado já que (provavelmente) você ainda não vai ter recebido seu primeiro salário em Euros. Talvez você precise pagar algo caro como a caução do seu aluguel ou mesmo ter dinheiro para provar para as autoridades que você tem como se manter por aqui. Para que sua nova conta bancária não fique no vermelho você provavelmente vai precisar transferir suas economias para a Alemanha. Dependendo do banco que você usa no Brasil, as taxas de transferência internacional podem ser de mais de 5% fora o IOF e em alguns outros serviços como o Western Union as taxas não ficam muito abaixo disso.

Para contornar este problema, nós recomendamos fortemente o TransferWise, um serviço de transferência internacional de dinheiro que funciona como um “Airbnb dos bancos” e vai te poupar muito dinheiro. “TransferWise” significa “transferência sábia” e, para que você possa testar o serviço, oferecemos uma transferência com taxa zero para valores até £1500 (ou equivalente), clicando aqui. Clique aqui para saber como funciona o serviço do TransferWise. 

Aviso importante:
Nós recomendamos que você se informe de todos os detalhes e taxas pertinentes à sua escolha antes de assinar contrato com um banco. Nós não recomendamos especificamente nenhum dos bancos e nem divulgamos em qual banco nós temos conta, pois esta é uma escolha extremamente pessoal.


Para mais Alemanizando:
YouTube: https://www.youtube.com/alemanizando
Facebook: https://www.facebook.com/alemanizando
Instagram: https://instagram.com/canalalemanizando/
Twitter: https://twitter.com/c_alemanizando

Compartilhe!

Comente!