Berlim Comunista – Visita ao Memorial de Guerra Soviético (Treptower Park)

Pessoas que vem por turismo em Berlim por vezes buscam algo diferenciado, rotas com pontos turísticos alternativos na Alemanha. Nesse vídeo entramos fundo na história de Berlim, tocando no período pós-guerra e guerra fria ao mesmo tempo, no parque Memorial de Guerra Soviético em Treptower Park.

O MemorialO Memorial de Guerra Soviético (em alemão, Sowjetische Ehrenmal) é o mais espetacular memorial da guerra em Berlim. Foi construído entre 1946 e 1949 para comemorar os 20 mil soldados soviéticos que caíram na batalha de Berlim em abril-maio de 1945. Ele está localizado no coração do Treptower Park.

O Memorial é um belo exemplo de um monumento soviético típico da época. Mesmo não havendo imagens do líder soviético na área memorial, Stalin é muito presente nas diversas citações encontradas nos painéis em ambos os lados do espaço aberto. Este memorial pode ser visto como um presente de Stalin para o grupo de soldados e suas famílias, mas também era um lembrete para os alemães orientais de que foi o Exército Vermelho que os libertou dos nazistas. Sowjetisches Ehrenmal ainda serve como um memorial vivo para os veteranos do Exército Vermelho que detêm regularmente cerimônias no local onde eles colocam grinaldas no mausoléu para honrar os seus camaradas caídos.

O Soldado

O Soldado

O elemento mais espetacular do memorial eleva-se na extremidade traseira do parque em uma colina gramada. É um mausoléu de dez a 12 metros onde há uma grande estátua de bronze descrevendo um heróico soldado soviético empunhando uma espada e de pé sobre uma suástica despedaçada pela sua espada. Em seu braço esquerdo, ele está carregando uma criança.

 

 

 

Fontes:
http://www.war-memorial.net/mem_det.asp?ID=98
http://en.wikipedia.org/wiki/Soviet_War_Memorial_(Treptower_Park)

Para mais Alemanizando:
YouTube: https://www.youtube.com/alemanizando
Facebook: https://www.facebook.com/alemanizando
Tumblr: http://comicberlin.tumblr.com/
Twitter: https://twitter.com/c_alemanizando

Compartilhe!

Comente!