Alexanderplatz

Estação Alexanderplatz em Berlim Alexanderplatz é a maior praça pública da Alemanha e certamente uma das mais famosas praças de Berlim, tendo servido de palco para gravações de cenas de diversos filmes como Good Bye Lenin e Supremacia Bourne, por exemplo. Geralmente chamada apenas de Alex pelos berlinenses, está localizada em Mitte, no coração da cidade e é onde você vai encontrar alguns dos pontos turísticos mais famosos de Berlim.

O ponto alto (perdoem o trocadilho) da Alexanderplatz é, sem dúvidas, a Torre da TV (Fernsehturm) com seus 365 metros de altura que permitem que ela seja vista quase de qualquer lugar de Berlim. Esta torre é uma das construções mais altas da Europa e conta com uma plataforma a mais de 200 metros de altura que proporciona uma impressionante vista em 360 graus da capital alemã.

Weltzeituhr, o Relógio do Horário Mundial em Berlim Em 1969 outros dois monumentos foram adicionados a praça: o Weltzeituhr (Relógio do Horário Mundial) e a Brunnen der Völkerfreundschaft (Fonte da Amizade Internacional). O relógio mundial foi projetado para mostrar o horário nas principais cidades do mundo. No topo da estrutura, um cilindro de vinte e quatro lados, cada um representando um fuso horário, mostra os nomes de diversas cidades pelo mundo. No topo do relógio existe também um modelo simplificado do sistema solar. A Fonte da Amizade Internacional tem cerca de 23 metros de diâmetro e também é uma herança da era da RDA (República Democrática Alemã). A fonte é um monumento protegido que funciona como uma enorme cascata artificial no meio da praça.

A Alexanderplatz é também um dos maiores e mais importantes centros de transporte de Berlim, sendo parada de três diferentes linhas de metrô (U-Bahn), três linhas do trem rápido (S-Bahn), muitas linhas bonde elétrico e ônibus, além de trens regionais e de longa distância.

Durante a Idade Média a praça era utilizada como um mercado de bois e se chamava Ossenmarkt (Mercado de Gado, em português). Em 1805, após uma visita do Tzar russo Alexandre I a praça foi rebatizada Alexanderplatz. As construções do Mercado Municipal Central (1886) e da loja de departamento Tietz transformaram a Alexanderplatz em uma das principais áreas comerciais de Berlim. Nesta época dez ruas se encontravam na praça, que ganhou um papel de destaque no final do século 19, com a construção da sua estação ferroviária.

(o texto continua abaixo)


Encontre a hospedagem ideal



Booking.com


Torre da TV em BerlimDurante a Segunda Guerra Mundial bombardeios dos Aliados destruiram a maioria dos edifícios da Alexanderplatz, que assumiu sua forma atual em 1960. Durante a Guerra Fria a praça foi ampliada, transformada em uma zona de pedestres e usada como uma vitrine da arquitetura socialista, tornando-se o centro da Berlim Oriental.

Após a queda do Muro de Berlim, a fama da Alexanderplatz não era das melhores: ela era conhecida por ser uma das regiões com a arquitetura menos atraente em Berlim. Por isso, logo após a reunificação da Alemanha, foi criado um concurso de arquitetura com o objetivo de melhorar o aspecto da praça. O vencedor do concurso foi o arquiteto Hans Kohlhoff, um dos responsáveis pela modernização da Potsdamer Platz. Kohlhoff criou um projeto ambicioso que iria transformar completamente a área com a construção de dez torres de 150 metros de altura cada. No entanto, dez anos depois, nenhuma destas torres havia sido construída e um plano mais modesto resultou em uma remodelação completa da praça, bem como a renovação de edifícios circundantes.

Apesar das recentes tentativas de tornar a Alexanderplatz mais bonita e agradável, ela ainda é uma ilha de concreto cercada por grandes edifícios, mas é muito provável que você passe pela Alex em algum momento durante a sua estadia em Berlim. Além de sua enorme estação, as opções para compras, alimentação e lazer também também são um grande atrativo. Lojas enormes como a Primark, famosa por suas peças extremamente baratas, a Galeria Kaufhof, uma gigante loja de departamentos e a Saturn com seus quatro andares de eletrônicos são alguns dos principais atrativos comerciais da região onde pode se achar de tudo. A poucos metros da praça também encontram-se uma filial do outlet mais popular de Berlim, a TK Max e o shopping Alexa que abriga quase 200 outras lojas.

Observações importantes:
– A Alexanderplatz e suas imediações contam com alguns dos mais altos índices de roubos, batedores de carteiras e golpistas de Berlim. Fique sempre atento aos seus pertences.
– É importante observar também que há tráfego de bondinhos no meio da praça. Para evitar acidentes, preste atenção nos trilhos.

Endereço:
Alexanderplatz – Mitte, 10178 Berlim
Como Chegar:
S-Bahn: Linhas S5, S7 e S75, estação S+U Alexanderplatz
U-Bahn: Linhas U2, U5 e U8 estação S+U Alexanderplatz
Ônibus: Linhas 100, 200 e TXL, estação S+U Alexanderplatz


Para mais Alemanizando:
YouTube: https://www.youtube.com/alemanizando
Facebook: https://www.facebook.com/alemanizando
Instagram: https://instagram.com/canalalemanizando/
Twitter: https://twitter.com/c_alemanizando

Compartilhe!

Comente!