50 fatos sobre Berlim – Curiosidades sobre capital da Alemanha

O que você sabe sobre Berlim? Descubra com a gente 50 fatos sobre Berlim, a cidade mais legal do MUNDO!

  1. Berlim é a capital da Alemanha e uma das três cidades-estado alemãs, juntamente com Hamburgo e Bremen.
  2. Antes da 2ª Guerra Mundial, Berlim possuía 4,5 milhões de habitantes, um milhão a mais do que nos dias atuais.
  3. Com uma população de 3,5 milhões de pessoas (em 2014), Berlim é a segunda cidade mais populosa da União Europeia, ficando apenas atrás de Londres.
  4. Em 2014, quase 30% dos 3,5 milhões de habitantes da cidade era de origem migratória.
  5. Também em 2014 estivava-se uma população de 500.000 estrangeiros vindos de todas as partes do mundo residentes de Berlim.
  6. Com uma superfície de pouco mais de 892 km², Berlim é nove vezes maior do que Paris.
  7. Cerca de um terço da área total de Berlim é composta por florestas, parques, rios, lagos e áreas de lazer. Os mais de 2.500 espaços públicos fazem um contraste verde com a grande metrópole.
  8. No total, a cidade possui 5.413 km de vias públicas e, se todas estas ruas fossem alinhadas, seria possível viajar de Berlim até o Paquistão.
  9. O Döner Kebab, da forma que é conhecido na Europa, foi inventado por um imigrante turco em Berlim, na década de 1970, pois o preparo original do prato tipicamente turco não agradava o gosto dos alemães. Desde então, o prato se tornou um dos tipos de fast-food mais populares na Alemanha.
  10. Berlim tem mais lojas de Döner Kebab do que Istambul, na Turquia. Aproximadamente 1600 estabelecimentos vendem este delicioso lanche na capital alemã.
  11. Outro popular prato berlinense é o Currywurst. Em torno de 7 milhões de porções de currywurst são comidas por ano apenas em Berlim e a cidade tem até um museu dedicado ao prato.
  12. Berlim tem mais pontes do que Veneza, contando com em torno de 1700 pontes, enquanto Veneza tem apenas 409. Isso se deve também ao fato de que Berlim também é muito maior do que a pequena cidade italiana.
  13. Se reunirmos todos os shoppings de Berlim, a cidade possui cerca de 1.190.000 metros quadrados dedicados à compras.
  14. O maior centro de compras de Berlim fica em Neukölln, no sul da cidade, e possui 85.000 m².
  15. A maior loja de departamentos da Europa continental fica em Berlim. A Kaufhaus des Westens (Loja de Departamentos do Ocidente, em português), ou KaDeWe, como é mais conhecida, tem mais de 60.000 metros quadrados (o equivalente ao estádio Olímpico de Berlim ou quatro campos de futebol).
  16. A seção gourmet da KaDeWe abrange 7.000 metros quadrados e oferece cerca de 34.000 produtos alimentícios diferentes, tornando-se a maior sessão de alimentos da Europa. Apenas a sessão de queijos e embutidos já é um espetáculo à parte oferecendo em torno de 1.300 tipos de queijo e uma seleção de 1.200 tipos de salsichas, bacon e presunto.
  17. Berlim tem a maior estação de trem da Europa. Inaugurada em 2006, a Estação Central de Berlim (Hauptbahnhof) é uma moderna construção envidraçada com 321 metros de largura.
  18. Construído entre 1934 e 1936 para os Jogos Olímpicos de Verão de 1936, o Estádio Olímpico de Berlim é, atualmente, o maior estádio da Alemanha para eventos internacionais, com capacidade para receber 74.650 pessoas sentadas.
  19. A Torre da TV (Fernsehturm) é o edifício mais alto em Berlim. A torre de 368 metros está localizada na Alexanderplatz e é de cerca de 10 metros mais alta que a segunda construção mais alta da capital alemã.
  20. A cidade tem muitas pombas e estima-se que diariamente elas espalhem ao redor de 10000kg de cocô pelas ruas de Berlim.
  21. Mais de 300 bunkers e centenas de quilômetros de túneis subterrâneos construídos durante a era Nazista ainda existem por baixo da cidade, mesmo que a maioria desses lugares estejam inacessíveis ou mesmo inundados.
  22. Qualquer pessoa pega em um veículo público de transporte sem um bilhete válido deve pagar uma multa de 60 Euros (em novembro de 2015). Mesmo as pessoas que se esqueceram de carimbar o seu bilhete devem pagar a multa e os fiscais não fazem exceções para os turistas.
  23. Todos os anos, no dia 21 de junho – o dia mais longo do ano – os berlinenses celebram o início do verão com um festival de música ao ar livre, o Fête de la Musique. Durante o evento é possível ouvir incontáveis estilos de música nas ruas, praças e diversos espaços públicos da capital alemã sem pagar um centavo por isto!
  24. A inauguração do novo aeroporto internacional de Berlim já foi remarcada 4 vezes e até hoje não está muito claro quando o aeroporto estará pronto para serviço.
  25. Berlim possui uma colina artificial feita com cerca de 75 milhões de metros cúbicos de escombros após a Segunda Guerra Mundial.
  26. (o texto continua abaixo)


    Encontre a hospedagem ideal



    Booking.com


  27. Durante o verão os domingos no Mauerpark são embalados pelo famoso karaokê ao ar livre no parque.O irlandês Joe Hatchiban leva a sua bicicleta com caixa de som e microfone até o anfiteatro e quem quiser – e tiver coragem – pode se dirigir ao palco e cantar uma música.
  28. Durante os meses mais quentes do ano, o Preußenpark  é palco de uma das feiras de comida de rua mais legais de Berlim, onde pessoas de origem tailandesa cozinham na rua pratos típicos a preços módicos.
  29. Os faróis para pedestre de Berlim também são especiais, estrelando o Ampelmann (em português, homem do farol). Este design vem da extinta Berlim oriental, onde um psicólogo sugeriu que as pessoas reagiriam melhor e prestariam mais atenção no farol se ele fosse menos impessoal e criasse algum tipo de laço afetivo.
  30. David Bowie, Iggy Pop e Depeche Mode gravaram alguns dos seus hits mais conhecidos em Berlim durante a década de 1970.
  31. Em 1995, o prédio do Reichstag foi completamente embalado pelo artista Christo e sua esposa Jean-Claude, em um projeto artístico representando a nova Alemanha.
  32. A Ilha dos Museus de Berlim é, desde 1999, o único conjunto arquitetônico e cultural considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.
  33. Em 2002 o Michael Jackson balançou seu filho Prince Michael II do lado de fora de uma das janelas do luxuoso Hotel Adlon que fica perto do Portão de Brandemburgo, na Pariser Platz em Berlim.
  34. Berlim tem mais museus do que dias de chuva por ano! A cidade abriga 180 museus enquanto sua média de dias chuvosos anuais é de 106 dias.
  35. O Festival Internacional da Cerveja de Berlim detém o recorde de maior Biergarten do mundo, com 2,2 km. O festival ocorre durante três dias e recebe mais de 300 cervejarias oferecendo juntas mais de 2.000 tipos de cerveja.
  36. Berlim é a única cidade do mundo com três casas de ópera ativas: Berliner Staatsoper, Deutsche Oper Berlin e Komische Oper. Além disso, a capital da Alemanha também tem cerca de 150 teatros e salas de concerto.
  37. Depois de 28 anos dividindo a cidade, o Muro de Berlim caiu dia 09 de novembro de 1989.
  38. Atualmente, a parte do antigo caminho do Muro de Berlim que se encontra no centro da cidade é demarcada por uma linha de pedras alinhadas no chão.
  39. O mais longo trecho do Muro de Berlim ainda em pé é também é a maior galeria ar livre do mundo. Ao longo de seus 1,316m o East Side Gallery conta com 101 obras pintadas por 118 artistas de 21 países.
  40. Em 2009 muitos dos artistas originais do East Side Gallery retornaram a Berlim para participar do trabalho de restauro e retoque de suas obras.
  41. Os ônibus das linhas 100 e 200 do transporte público de Berlim funcionam como linhas turísticas. Eles possuem dois andares e passam pelas principais atrações da capital da Alemanha. Com um ticket válido para a zona AB (que pode ser comprado diretamente com o motorista do ônibus) é possível embarcar em qualquer um dos pontos atendidos pelas linhas e conhecer cada uma das atrações mais importantes de Berlim, ou simplesmente apreciar a cidade pelas janelas do ônibus desfrutando o conforto e o passeio.
  42. Em 2014, pela décima vez consecutiva, os números do turismo na cidade quebraram seus records com 26,94 milhões de pernoites em um ano.
  43. Berlim tem dois zoológicos: o Tierpark (parque dos animais) localizado antiga Berlim Oriental e o Zoologischer Garten (jardim zoológico) no oeste da cidade.
  44. Um dos animais mais populares do Zoológico de Berlim foi o urso polar Knut, o primeiro urso polar nascido em cativeiro que sobreviveu à infância. Tragicamente, o amado urso polar morreu em 2011, causando tristeza nacional.
  45. Há nove palácios em Berlim, como os Palácios de Charlottenburg, Köpenick e Schönhausen. Há também seis ex-casas senhoriais e palacetes, que também são chamados de Schlösschen (pequenos castelos).
  46. Em 1806, Napoleão levou a Quadriga do Portão de Brandemburgo para a França como um símbolo de sua vitória. Oito anos depois, a Quadriga foi devolvida ao Portão de Brandemburgo, após a derrota de Napoleão.
  47. Durante as últimas semanas do ano, Berlim recebe quase cem diferentes Mercados de Natal!
  48. Em uma visita a Berlim, o ex-presidente americano JFK disse: “Ich bin ein Berliner“, que pode ser traduzido livremente como “Eu sou um donut de geléia”. Ele na verdade queria dizer que era um cidadão de Berlim, um berlinense.
  49. A cidade é extremamente dog friendly, você vê cachorros nos restaurantes, bares, shoppings, metrô e às vezes até no trabalho. Supermercados são alguns dos únicos lugares onde eles não são permitidos e, em geral, se não houver uma sinalização na porta do local mostrando que cachorros são proibidos, significa que você pode entrar com eles.
  50. De acordo com a administração da cidade, cerca de 110.000 pessoas em Berlim possuem um cachorro. No entanto, estima-se que mais de 80.000 pessoas em Berlim tem um cão, mas não o registram para fugir dos impostos.
  51. Berlim é a cidade mais legal do mundo! (Fonte: http://super.abril.com.br/cultura/berlim-a-cidade-mais-legal-do-mundo)

Conheça também 50 fatos sobre a Alemanha: http://www.alemanizando.com.br/50-fatos-sobre-a-alemanha-curiosidades-sobre-a-alemanha/


Para mais Alemanizando:
YouTube: https://www.youtube.com/alemanizando
Facebook: https://www.facebook.com/alemanizando
Instagram: https://instagram.com/canalalemanizando/
Twitter: https://twitter.com/c_alemanizando

Compartilhe!

Comente!