50 fatos sobre a Alemanha – Curiosidades sobre a Alemanha

O que você sabe sobre a Alemanha? Terra da batata? País da cerveja?
Vire um expert e tenha muito assunto para as tardes preguiçosas em um Biergarten com esses 50 fatos e curiosidades sobre a Alemanha!

  1. A Alemanha é composta por 16 estados, sendo três deles cidade-estado: Berlim, Hamburg e Bremen.
  2. A Alemanha é o quinto maior país na Europa, com uma área de 357,021 quilômetros quadrados. Apenas a Ucrânia, a França, a Espanha e a Suécia são maiores.
  3. A Alemanha tem atualmente aproximadamento 80.7 milhões de habitantes, sendo o país mais populoso da união européia.
  4. A Alemanha é o segundo destino mais popular para imigrantes, atrás apenas dos EUA.
  5. A Alemanha é o sétimo país mais visitado do mundo, com um total de 407.26 milhões de pernoites registrados em 2012.
  6. Berlim é nove vezes maior do que Paris.
  7. Alemão é a língua com mais falantes nativos na Europa. Isso acontece porque, além da Alemanha ser o país mais populoso do continente, outros 4 países utilizam o alemão como idioma oficial. Esses países são: Áustria, Luxemburgo, Liechtenstein e Suíça. No norte da Italia e nas provincias francesas de Alsace e Lorraine a população também fala alemão.
  8. Existem 35 diferentes dialetos no idioma alemão.
  9. A capital do país mudou muitas vezes ao longo dos anos. As cidades que já foram capital da Alemanha são: primeiramente Aachen (a partir do ano 794), Regensburg, Frankfurt-am-Main, Nuremberg, Berlin, Weimar, Bonn (capital da Alemanha ocidental), e (desde a reunificação em 1990), Berlim.
  10. A Alemanha foi o primeiro país do mundo a adotar o horário de verão para controlar o consumo de energia elétrica. Isso aconteceu em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial.
  11. Em 2012 os nomes mais populares entre as crianças recém nascidas foram Sophie/Sofie para meninas e Maximilian para meninos. Nada de Frida nem de Fritz.
  12. O sobrenome alemão mais popular é Müller, como se fosse um Silva brasileiro.
  13. A Alemanha é o segundo maior país produtor de carros do mundo, tendo vendido 5.9 milhões de carros em 2011. O Golf da VW é o grande best seller: em 2012 foram vendidos mais de 430000 Golfs pala Europa
  14. Em 2013 as marcas alemãs mais vendidas de carro foram Volkswagen, Mercedes, Audi e BMW – nessa ordem.
  15. A maioria dos táxis alemães são da marca Mercedes.
  16. Trabant”, o nome dado aos carros utilizados na Alemanha Orienta, significa literalmente “satélite”. Isso foi uma homenagem ao primeiro satélite da história: o soviético Sputnik, que foi para o espaço em 1957.
  17. A Autobahn é a mais antiga auto-estrada do mundo e uma das maiores também, além disso 65% da Autobahn não tem limite de velocidade demarcado.
  18. A chanceler alemã Angela Merkel foi eleita pela revista Forbes a segunda pessoa mais poderosa do mundo em 2012.
  19. Em 2009, durante as comemorações do aniversário de 50 anos da Barbie, a Mattel produziu uma Barbie da Angela Merkel.
  20. A Alemanha tem mais atividades culturais do que qualquer outro lugar no mundo. Contando com 6200 museus, 820 teatros, 130 orquestras e  8800 bibliotecas em 2013. Em 1998 a Alemanha já tinha quase a mesma quantidade de Museus do que o Reino Unido a Itália juntos.
  21. Mais de 800 milhões de currywursts são comidos na Alemanha todos os anos. Currywurst  é um prato típico alemão composto de salsicha com um molho e curry.
  22. Em torno de 7 milhões de currywursts são comidos por ano apenas em Berlim e a cidade tem até um museu dedicado ao prato popular.
  23. De acordo com pesquisas, 9% da população da Alemanha é composta por vegetarianos, cerca de 7380000 de pessoas. Isso deixa a Alemanha em terceiro lugar na Europa, atrás apenas da Italia e da Suécia.
  24. Diferentemente da maioria dos países europeus, a Alemanha permite o consumo de bebidas alcoolicas na rua e locais públicos.
  25. A cervejaria Weihenstephaner, no estado da Baviera, é a cervejaria mais antiga do mundo, em funcionamento desde o ano 1040.
  26. Na maioria dos restaurantes, cerveja custa a mesma coisa, ou em alguns casos, até menos do que água.
  27. A Alemanha é o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo, atrás apenas da República Tcheca e da Áustria.
  28. A liga alemã de futebol foi fundada em 1900 em Leipzig.
  29. O hotel de onde o Michael Jackson balançou seu filho para fora da sacada fica em Berlim, na Pariser Platz.
  30. A rua mais estreita do mundo fica na Alemanha, numa cidade chamada Reutlingen. O nome da rua é Spreuerhofstrasse e ela tem 31cm na sua parte mais estreita.
  31. Casais do mesmo sexo podem adotar crianças na Alemanha (desde que um dos dois seja pai/mãe biológico) e qualquer forma de discriminação contra os homosexuais é crime.
  32. O Zoológico de Berlim é o maior do mundo e na Alemanha toda existem mais de 400 zoológicos registrados.
  33. A catedral de Colônia foi o prédio mais alto do mundo entre 1880 e 1889 e levou 632 anos para ser construida.
  34. A catedral da cidade de Ulm é a igreja mais alta do mundo com 161,53 metros de altura, equivalente a um prédio de 65 andares.
  35. O relógio cuco foi inventado na Alemanha no século 17 e os dois maiores cucos do mundo estão em Schonach na região da Floresta Negra. Um desses relógios chega a medir 5 metros e pesar 150kg.
  36. Mais de 300 bunkers e centenas de quilômetros de túneis subterrâneos construídos durante a era Nazista ainda existem por baixo da cidade de Berlim, mesmo que a maioria dessas coisas seja inacessível ou mesmo inundada.
  37. Na Alemanha a maioria das pessoas não atravessa a rua enquanto o sinal não estiver verde para o pedestre, mesmo que não esteja vindo nenhum carro. As pessoas fazem isso porque esta é a regra e também porque existe uma multa para quem for pego atravessando com o sinal vermelho.
  38. A maioria dos estabelecimentos alemães não aceita cartão de crédito, até mesmo grande lojas e supermercados. Normalmente se trabalha com dinheiro e cartão de débito.
  39. Em geral, os cinemas exibem apenas filmes dublados em alemão. Existem apenas alguns cinemas com sessões de filmes no idioma original.
  40. Pesquisadores acreditam que a primeira árvore de natal da história teria surgido em Freiburg, no sul da Alemanha, no ano de 1419.
  41. Na Alemanha existe uma espécie de “Papai Noel do Mal”, chamado Krampus, enquanto Papai Noel dá presentes para as crianças boas, o Krampus avisa e pune as más crianças. A palavra Krampus vem de Krampen, palavra para “garra” do alto alemão antigo.
  42. Na maioria das casas alemãs as pessoas retiram os calçados antes de entrar, inclusive as visitas.
  43. Na Alemanha não é permitido fazer download via torrent. A punição para isso é uma multa altíssima.
  44. Na Alemanha o Youtube não reproduz grande parte dos vídeos musicais. Isso acontece porque a agência alemã de direitos autorais (Gema) não está de acordo com as diretrizes do YouTube para controle de direitos autorais e ganhou na justiça a proibição de veiculação de vídeos musicais por aqui.
  45. Negar o acontecimento do Holocauto é crime de acordo com a legislação alemã.
  46. Existem mais de 150 castelos e palácios na Alemanha.
  47. Um terço do país ainda é coberto por matas e florestas.
  48. A marca Adidas foi fundada pelo bávaro Adolf “Adi” Dassler e o seu irmão fundou a marca Puma.
  49. Os alemães não tem pudores ao assoar o nariz sonoramente em qualquer lugar e a qualquer momento. O hábito de ficar fungando que temos é inadmissível para eles, na segunda fungada já tem um alemão oferecendo um lencinho.
  50. O Muro de Berlim caiu em 1989, o ano que nós nascemos!

Para mais Alemanizando:
YouTube: https://www.youtube.com/alemanizando
Facebook: https://www.facebook.com/alemanizando
Instagram: https://instagram.com/canalalemanizando/
Twitter: https://twitter.com/c_alemanizando

Compartilhe!

Comente!

Booking.com
Posted in: Vida na Alemanha | Tagged: , , , , , ,