5 artistas e 10 músicas para cantar junto e treinar alemão! + bônus

Muita gente pediu naquele formulário para participar da nossa promoção de final de ano pra falarmos sobre música e durante o nosso Hangout com as meninas do Viaje com a Cris esse assunto acabou aparecendo novamente.
E é por isso que nós resolvemos gravar logo um vídeo com algumas sugestões de artistas e músicas bem populares aqui (ou nem tanto) para vocês poderem cantar junto e treinar o alemão.

Ainda lá em Porto Alegre, houve um momento da vida da Elissa em que ela decidiu que ia aprender alemão sozinha só lendo as letras e cantando junto com o Rammstein. Isso obviamente não deu certo para aprender a língua, mas isso pode ajudar muito quem já tem um domínio básico do idioma. É o tipo de coisa que a gente faz hoje para fixar vocabulário, por exemplo.

Os artistas que nós escolhemos são, na maioria, bastante populares aqui na Alemanha no momento. Separamos bastante coisa moderna e atual direto das populares rádios alemãs, mas também escolhemos alguns mais clássicos e famosos internacionalmente.

Vamos lá!

1- Mark Forster – http://www.markforster.de/Mark Forster

Alemão que nasceu em Winnweiler no estado da Renânia-Palatinado e eventualmente se mudou para Berlim, onde ele escreveu, entre outras coisas, músicas e jingles para a televisão como pianista, cantor e compositor. Em 2010 ele assinou seu primeiro contrato com uma gravadora e, em 2012, lançou seu álbum de estréia, o Karton. Neste mesmo ano ele já estava presente entre os principais artistas das paradas alemãs.
Ele é muito popular na Alemanha, suas músicas tocam frequentemente no rádio e ele participou da festa de ano novo no Portão de Branbemburgo esse ano com um pequeno show.
As músicas mais populares dele e que são ótimas para cantar junto são as seguintes:

– Mark Forster Feat. Sido – Au Revoir:

Apesar do título em francês, “Au revoir” (em português, algo como “até a vista”) é uma música em alemão do Mark Forster juntamente com o rapper alemão Sido. Essa música é o primeiro single do segundo álbum do Mark Forster, Bauch und Kopf (em português, “Barriga e Cabeça”). Essa música esteve por muito tempo no Top 10 da Alemanha e da Suíça.
O interessante dessa música é que ela virou um tipo de hino durante a Copa do Mundo em 2014. Durante os jogos, foram criadas mais duas versões para a música. No programa de rádio de Tony Mono, ele cantou uma versão cover da música: “Au revoir, USA” com a letra toda alterada com a temática do jogo. Para a final da Copa do Mundo, ele lançou outra versão especial, “Au revoir (WM version)”. O refrão diz “Au revoir, Maracanã’ – em alusão ao palco da final entre Alemanha e Argentina. Essas versões podem ser encontradas facilmente no Youtube e no Soundcloud.

– Mark Forster – Flash mich:

Outra música bem popular do Mark Forster, com um ritmo animado e um refrão fácil de cantar junto.

2 – Andreas Bourani – http://www.bourani.de/Andreas Bourani

Andreas Bourani é um cantor e compositor alemão, que nasceu em uma família do norte da África e foi adotado ainda criança por uma família alemã da Baviera. Quando jovem, ele frequentou a Downtown Music Institute, uma escola para músicos e em 2008 ele se mudou para Berlim onde fechou contrato com a Universal Music. Em junho de 2011, Bourani lançou seu álbum de estréia, Staub & Fantasie, que alcançou o número 23 na parada alemã de álbuns.
Nós separamos duas músicas dele que são muito populares e boas de cantar junto:

– Andreas Bourani – Auf uns:

“Auf uns” (“Para nós” em português) tem uma mensagem muito positiva e um clipe com ótimas imagens de Berlim. Além disso, essa música também tem ligação com a Copa do Mundo de 2014.
Provavelmente por sua letra positiva e comemorativa, ela é usada no trailer do filme “Die Mannschaft“ que documenta vitória da equipe nacional de futebol alemã da Copa do Mundo FIFA de 2014.

– Andreas Bourani – Auf anderen Wegen:

“Auf anderen Wegen” (algo como “Em outros caminhos” em português), é uma música mais romântica e lentinha, ainda melhor pra tentar cantar junto em alemão.

3 – CRO – http://cromusik.info/Cro

O Cro foi apresentado para nós pela nossa professora de alemão como o “Justin Bieber alemão” porque, de acordo com ela, as menininhas alemãs piram na máscara de panda dele.
Ele é um rapper alemão, cantor, produtor e designer que descreve sua música como uma mistura entre pop e rap, o que ele chama de “Raop”. Ele estudou na Johannes-Gutenberg-Schule, uma escola profissional em Stuttgart, onde ele começou a gravar músicas a partir dos 13 anos de idade. Ele também trabalha como designer e, desde 2010, ele tem uma grife de roupas chamada Vio Vio.
As músicas mais populares dele são também as que menos se parecem com rap e nós separamos duas aqui para vocês:

– Cro – Traum:

“Traum” (“Sonho”, em português) foi lançada em 2014 e é o primeiro single do álbum Melodie.

– Cro – Einmal um die Welt:

“Einmal um die Welt” (algo como “uma volta ao mundo” em português) foi composta pelo Cro e lançada em 2012 no seu álbum de estréia, o “Raop”.

4 – Nena – http://www.nena.de/Nena

Nena era uma banda alemã muito conhecida pelo seu hit “99 Luftballons”. Com o sucesso inicial, eles começaram a lançar cds também em inglês, mas pela metade da década de 1980 suas músicas não apareciam mais em paradas músicais e seus shows começaram a ficar cada vez mais vazios, o que levou ao fim da banda em 1987. Após o final da banda, a vocalista Nena (que dava nome a banda) se lançou em uma carreira solo e lança álbuns até hoje.

– Nena – 99 Luftballons:

“99 Luftballons” (em português “99 balões”) é uma música de protesto anti-guerra da época da Guerra Fria. Em um junho 1982, durante um show dos Rolling Stones na Berlim Ocidental, balões vermelhos foram soltos ao vento. O guitarrista da banda, Carlo Karges, ficou observando eles se movendo em direção ao horizonte e achu que eles pareciam mudar de forma, se transformando com a distância. Ele achou que eles pareciam espaçonaves estranhas (referida nas letras em alemão como “OVNIs”). Ele ficou pensando sobre o que poderia acontecer se eles flutuassem sobre o Muro de Berlim e chegassem no setor soviético.
A letra da versão original em alemão conta então a seguinte história: 99 balões vermelhos são confundidos com OVNIs, fazendo com que um general envie pilotos para investigar. Não encontrando nada além de balões de criança, os pilotos decidem fazer um show e derrubá-los a tiros. A exibição de força preocupa as nações ao longo da fronteira (do muro), e os ministros de guerra começam um conflito para conseguir o poder total para si. No final, uma guerra de 99 anos causa devastação em todos os lados, sem um vencedor.

– Nena – Irgendwie, Irgendwo, Irgendwann:

“Irgendwie, irgendwo, irgendwann” (algo como “De alguma forma, em algum lugar, em algum momento” em português) é uma canção de amor gravada em 1984 e foi um sucesso comercial na Europa, sendo a segunda música de maior sucesso da banda, atrás de apenas 99 Luftballons.

5 – Rammstein – http://rammstein.de/deRammstein

Nossa última sugestão é um pouco controversa. Rammstein é uma banda muitas vezes mal vista por ter letras pouco amigáveis e visual muitas vezes muito militarizado, chegando a passar uma imagem fascista. Nós vamos sugerir aqui duas músicas, digamos, mais inocentes deles porque a pronúncia do vocalista é muito clara e é bem fácil de acompanhar as letras.
A maioria das músicas deles são em alemão, mas algumas vezes eles compõem algo total ou parcialmente em outros idiomas, incluindo Inglês, espanhol, francês e russo.

– Rammstein – Mein Land:

Essa música animada e com um clipe ensolarado (para aqueles que não assistiram até o fim) é boa para aprender as direções da rosa dos ventos.

– Rammstein – Sonne:

Essa música é uma homenagem ao sol e é também como muitas pessoas (assim como nós) aprenderam a contar até 9 em alemão. Não se engane “aus” não significa 10.

Bônus:Peter Fox

Por último temos um rap para indicar para aqueles que já tem um nível mais avançado de alemão para poder cantar junto.
Essa música fala de um lado mais sombrio das noites de Berlim e o autor nos conta porque ele acha que Berlim pode também ser muito feia. Nas palavras dele “Guten morgen Berlin, du kannst so hässlich sein”, ou seja “Bom dia, Berlim, você consegue ser muito feia”.
Essa música tem um clipe muito legal com uma visão mais underground da cidade.
Peter Fox – Schwarz zu Blau:

____________________________________________________________

Fontes:
http://de.wikipedia.org/wiki/Mark_Forster
http://de.wikipedia.org/wiki/Au_revoir_%28Lied%29
http://de.wikipedia.org/wiki/Andreas_Bourani
http://de.wikipedia.org/wiki/Auf_uns
http://en.wikipedia.org/wiki/Cro_%28singer%29
http://en.wikipedia.org/wiki/Traum_(Cro_song)
http://en.wikipedia.org/wiki/Einmal_um_die_Welt
http://en.wikipedia.org/wiki/Nena_(band)
http://en.wikipedia.org/wiki/99_Luftballons
http://en.wikipedia.org/wiki/Irgendwie,_irgendwo,_irgendwann

Para mais Alemanizando:
YouTube: https://www.youtube.com/alemanizando
Facebook: https://www.facebook.com/alemanizando
Instagram: instagram.com/canalalemanizando
Twitter: https://twitter.com/c_alemanizando

Compartilhe!

Comente!