10 séries alemanizadas para assistir nesse carnaval

O Carnaval está chegando e todos já sabemos que nem todo mundo gosta das festas da época. Apesar disso uma coisa é fato: todo mundo adora um bom feriado.

Pensando no pessoal que vai curtir o combo sofá e preguiça nesse final de semana, preparamos uma lista com séries alemãs (ou com temática alemã) para todo mundo se divertir e de quebra aprender alguma coisa nova.

Vamos listar aqui nossas séries favoritas, dicas de amigos e produções aclamadas pelo público, mas que ainda não tivemos tempo de assistir. A maior parte das séries que indicaremos são produções alemãs com áudio original em alemão, mas algumas são produções internacionais com áudio em inglês mesmo.

A ideia é listarmos as 10 melhores séries e programas da TV alemã para te ajudar a melhorar as habilidades no idioma alemão e aprender um pouco mais sobre a cultura e o estilo de vida na Alemanha. Aprender idiomas com filmes e séries é sempre uma ótima opção porque traz variedade e é uma alternativa mais estimulante do que apenas através dos livros didáticos.

Lógico que assistir programas em alemão pode ser um desafio caso você ainda não seja fluente, mas algumas dicas podem tornar a experiência mais tranquila.

  • O truque mais simples é ativar legendas em alemão, assim você terá o texto para ir acompanhando a fala e, caso não compreenda alguma palavra, pode utilizar o dicionário com mais facilidade.
  • Se você tem um parceiro de tandem ou amigo mais fluente em alemão, uma boa ideia é assistir juntos e pausar o vídeo para recapitular a última cena para ver se todo mundo entendeu corretamente.
  • Por fim, uma boa dica é não ter medo (ou preguiça) de voltar as cenas e assistir novamente até entender o máximo possível. Reproduza o mesmo trecho duas, três, quatro vezes ou quanto seja necessário para ouvir as partes que você não entendeu bem.

Com todas as dicas na mão, vamos à lista!

1 – Babylon Berlin

Televisão alemã

Canal: Sky | Idioma: Alemão | Temporadas: 2

Babylon Berlin é um drama policial baseado nos romances do escritor alemão Volker Kutscher e retrata uma Berlim quase nunca explorada em produções televisivas e cinematográficas: a capital selvagem dos anos dourados da década de 1920. A partir de uma perspectiva cultural e não influenciada pela narrativa de Hollywood, a série nos apresenta as condições que possibilitaram a ascensão de Hitler ao poder.

Todos os excessos vividos durante o período da República de Weimar foram retratados em proporções épicas em Babylon Berlin, contrastando a pobreza amarga com riqueza glamourosa e noites intensas de dança e sexo explícito nas boates da cidade com a barulhenta ameaça de violência pelos nazistas em ascensão.

Com muita atenção aos detalhes de cenário, figurino e veracidade histórica, Babylon Berlin se tornou a série de TV mais cara que já foi filmada na Alemanha e uma das mais caras produções televisivas (em idioma estrangeiro ao inglês) do mundo.

Babylon Berlin já ganhou inúmeros prêmios importantes, incluindo o renomado Prêmio Grimme e o Prêmio da Televisão Alemã de Melhor Série de Drama, Melhor Música, Melhor Câmera e Melhor Equipamento.

Pessoalmente gostamos bastante da série, a trama policial principal não é tão interessante ou inovadora, mas toda a produção e o retrato de uma época fazem a série valer a pena.


2 – Berlin Station

Série sobre Berlim

Canal: Netflix | Idioma: Inglês | Temporadas: 3

Esta série segue as atividades dos agentes da CIA (Agência Central de Inteligência Americana) em meio a investigações sobre terroristas e políticos corruptos. Toda a primeira temporada gira em torno do agente Daniel Miller, responsável por investigar o vazamento de informações confidenciais para um informante chamado Thomas Shaw.

Duas temporadas do drama de espionagem contemporâneo já foram ao ar e o show foi renovado para uma terceira temporada que está atualmente em produção em Budapeste, na Hungria.

A melhor parte desta série é, sem dúvidas, o cenário: toda a primeira temporada foi gravada em Berlim e as cenas externas são uma ótima forma de conhecer um pouco da capital alemã ou matar a saudade de Berlim.


3 – Türkisch Für Anfänger

Série em alemão

Canal: ARD | Idioma: Alemão | Temporadas: 3

Türkisch Für Anfänger (“Turco para Iniciantes” em português) é uma comédia sobre duas famílias que experimentam um choque cultural depois que uma mãe alemã se apaixona por um pai turco e eles vão morar juntos levando cada um seus filhos adolescentes.

Esse conflito cultural faz parte do dia a dia na Alemanha já que, devido a grande migração de trabalhadores turcos durante o período da Guerra Fria, o país conta com a maior comunidade turca fora da Turquia.

Esta é uma das séries que ainda não assistimos, mas já recebemos diversas recomendações de amigos por isso está na nossa lista.


4 – The Man in the High Castle

Canal: Amazon Prime | Idioma: Inglês | Temporadas: 3

Indicação de série

Esta é provavelmente a nossa série favorita da lista. The Man in the High Castle é uma produção americana de ficção científica distópica vagamente inspirada no livro homônimo escrito por Philip K. Dick. A série se passa em uma realidade alternativa em que os países Aliados perderam a Segunda Guerra Mundial e as potências do Eixo dominaram o mundo.

Nesta realidade o Império Japonês e a Alemanha Nazista dividiram os Estados Unidos em três partes: Grande Reich Nazista que consiste em mais da metade da parte leste dos Estados Unidos e tem Nova York como sua capital regional enquanto a ocupação japonesa conta com os Estados do Pacífico a oeste com São Francisco como capital e, entre eles, uma zona neutra que funciona quase como uma “terra de ninguém”. Os nazistas ocupam também a Europa, a África e a maior parte da América do Sul, enquanto os japoneses ocupam o leste da Ásia e a Oceania.

A segunda temporada da série parece ter recebido um orçamento maior e nos apresenta cenas chocantes de como Berlim seria se os planos de urbanização e arquitetura de Hitler tivessem sidos colocados em prática.


5 – 4 Blocks

Televisão na Alemanha

Canal: TNT/Amazon Prime | Idioma: Alemão | Temporadas: 2

A primeira temporada de “4 Blocks” conta em seis episódios uma história sobre amizade, família, traição e culpa no ambiente de um clã árabe em Berlin-Neukölln. No centro de tudo está Ali “Toni” Hamady, que quer deixar para trás seus os negócios criminosos, mas se vê sem alternativas depois que seu cunhado é preso e ele precisa assumir a liderança operacional do clã.

O título da série se refere aos quatro quarteirões (“4 Blocks”) ao redor da Hermannplatz, praça que fica no distrito de Neukölln em Berlim.

Esta é mais uma das séries que não assistimos (e honestamente provavelmente nunca assistiremos), mas decidimos colocar na lista como opção já que 4 Blocks recebeu aclamação da crítica na Alemanha e ganhou vários prêmios nacionais, incluindo o prêmio Grimme e seis prêmios da TV Alemã (Deutscher Fernsehpreis), incluindo Melhor Série de Drama, Melhor Ator e Melhor Diretor.

(o texto continua abaixo)


Encontre a hospedagem ideal



Booking.com


6 – Dark

Série em alemão

Canal: Netflix | Idioma: Alemão | Temporadas: 1

Dark é a primeira produção totalmente alemã no Netflix e é uma ficção científica que se passa em uma cidade cercada pela Floresta Negra e marcada pela silhueta de uma usina nuclear.

A história acompanha a vida de quatro famílias envolvidas em tumultos após o desaparecimento de duas crianças da comunidade. Falar de Dark sem dar spoilers é bastante complicado, mas o principal atrativo da séries são as 3 linhas do tempo em que ela se passa, fazendo com que seus personagens vivam quase que paralelamente em 2019, 1983 e 1953.

Embora os personagens falem Hochdeutsch, que é o alemão oficial, a atmosfera tensa da série cria uma tendência aos resmungos. Então, se você ainda é iniciante no idioma, não esqueça de habilitar as legendas.

Nós gostamos muito dessa série e até produzimos um vídeo com 20 curiosidades sobre ela incluindo algumas das locações utilizadas nas gravações de Dark em Berlim.


7 – Dogs of Berlin

Televisão alemã

Canal: Netflix | Idioma: Alemão | Temporadas: 1

Depois de Dark, a Netflix lançou sua segunda série original em alemão, Dogs of Berlin (“Cães de Berlim”) que conta uma história alemã moderna mergulhada no submundo de Berlim.

Em Cães de Berlim acompanhamos a história de dois detetives da polícia berlinense que, contra a sua vontade, se tornam uma equipe para desvendar o crime mais famoso das suas carreiras.

A série retrata de forma intensa temas como o preconceito com a comunidade turca de Berlim, os grupos neo-nazistas do distrito de Berlin-Marzahn, a corrupção policial e famílias desestruturadas vivendo de golpes no sistema de bem estar social da Alemanha.

Até o momento da postagem deste texto nós ainda não terminamos de assistir a primeira temporada de Dogs of Berlim e estamos demorando um pouco justamente porque não fomos fisgados pela temática da produção.


8 – Deutschland 83 / Deutschland 86

Série sobre a Alemanha

Canal: RTL/Amazon Prime | Idioma: Alemão | Temporadas: 2

Este seriado se passa na Alemanha Oriental durante a Guerra Fria e foi originalmente concebido para ter três temporadas, encerrando sua trama com a queda do muro de Berlim em 1989.

A história acompanha a vida de Martin Rauch, um jovem cidadão da Alemanha Oriental que é escolhido pela Stasi (principal organização de polícia secreta e inteligência RDA) para atuar como espião na Alemanha Ocidental.

Esta série é aclamada pela crítica por ser uma oportunidade de conhecer a história recente da Alemanha através do entretenimento em um programa emocionante que proporciona um olhar profundo na vida dos alemães nos anos 1980.

Ainda não assistimos Deutschland 83, mas está no topo da nossa lista de prioridades. 🙂


9 – Sense8

Indicação de série

Canal: Netflix | Idioma: Alemão e Inglês | Temporadas: 2

Sense8 não é de forma alguma uma série sobre a Alemanha, sobre a vida em Berlim ou que vai te ajudar a aprender alemão. Ela entra na lista apenas por conter incontáveis cenas gravadas em Berlim na sua primeira temporada. A série retrata vários cantinhos escondidos da cidade e pontos mais famosos também e por isso é uma oportunidade de fazer turismo online e conhecer a capital alemã através do olhar das irmãs Wachowski.

A série tem tantas cenas em Berlim que nós fizemos questão de encontrar o maior número possível de locações na cidade e mostrar tudo em um vídeo:


10 – Tatort

Série alemã

Canal: Das Erste | Idioma: Alemão | Temporadas: anualmente de 1970 até hoje

Impossível falar sobre televisão e séries produzidas na Alemanha e não citar Tatort, série no ar desde 1970 que conta com mais de mil episódios! Tatort (“cena de crime” em português) é o drama de TV mais antigo da Alemanha e provavelmente o mais popular do país.

A série acompanha detetives desvendando crimes na Alemanha, Suíça e Áustria. Cada episódio é gravado em uma cidade diferente e é o tipo de programa que todo mundo assiste, mas muitos fingem não assistir por considerar a série um “guilty pleasure”.

Tartort vai ao ar todos os Domingos e você pode assistir online (e com legendas em alemão) clicando aqui.


Conheça nossos serviços

Transferência Internacional de Dinheiro Ganhe bônus no Airbnb Ingressos Online para as atrações de Berlim

Até então a televisão alemã não tem uma reputação tão sexy quanto Hollywood, mas com a chegada de grandes produções como Babylon Berlin e a popularização das produções alemãs através do Netflix isso tende a mudar rapidamente. O que você acha?

Compartilhe!

Comente!

Booking.com
Posted in: Entretenimento | Tagged: , , , ,