10 curiosidades sobre o Muro de Berlim

Um dos pontos turísticos mais famosos e que mais geram interesse em Berlim é com certeza o antigo Muro de Berlim. Conhecido em alemão como Berliner Mauer, ele foi construído pela Alemanha Oriental, a República Democrática Alemã (RDA), e dividiu a cidade de Berlim em duas entre 1961 e 1989. A destruíção do muro foi um dos momentos mais icônicos do século XX e por isso é compreensível todo o interesse dos turistas em cima dele.

Para deixar sua visita ao Muro de Berlim ainda mais cheia de contexto histórico, vamos compartilhar aqui 10 curiosidades sobre ele.

East Side Galery durante o evento Lichtgrenze em 2014

1) Ele tinha um perímetro total de 155km, contando com 302 torres de observação, 259 cães de guarda, 20 Bunkers e vigiado por mais de 11000 soldados.

2) O muro foi feito para conter os setores capitalistas de Berlim, já que através deles as pessoas da RDA conseguiam fugir pra Alemanha ocidental. O muro cercava toda Berlim Ocidental, criando uma bolha de capitalismo dentro da RDA.

(o texto continua abaixo)


Conheça nossos serviços

Transferência Internacional de Dinheiro Ganhe bônus no Airbnb Ingressos Online para as atrações de Berlim

3) Um total de 5000 pessoas conseguiram escapar do Muro de Berlim durante sua existência, de estimados 10000 que tentaram… Teve gente que escapou de forma cinematográfica, passando com uma zip-line por cima do muro, a maioria, no entanto, usou documentos forjados e pagamento de propina.

Fugindo do Muro de Berlim

4) Dessas pessoas que tentaram escapar, 138 morreram. Existem diversas homenagens e lembranças para essas pessoas ao redor de todo o muro.

5) Cidadãos da Alemanha Ocidental podiam entrar na RDA como turistas, mas o contrário era proibido. O dinheiro ocidental (na época, o Marco alemão) valia muito mais, mas todos que visitavam eram obrigados a comprar com um câmbio de 1/1.

Também temos essa lista em forma de vídeo, gravado em frente a um pedacinho de muro quase esquecido dentro de um cemitério no bairro de Wedding!

6) É possível ver a separação causada pelo Muro de Berlim do espaço até hoje! Isso acontece porque a região da Berlim ocidental concentra as maiores regiões de compras e negócios, e também é onde se concentram as tradicionais lâmpadas de gás. Berlim tem 44 mil lampadas de gás e isso conta como 50% de todas as lâmpadas de gás utilizadas no mundo.

Muro de Berlim visto do espaçoEssa foto foi tirada pelo comandante Chris Hadfield na Estação Espacial Internacional.

7) Berlinenses do Oeste usavam o muro como uma lixeira gigante, qualquer coisa que não queriam mais, jogavam por cima do muro e a RDA precisava lidar com isso, sem poder punir quem o fizesse.

8) O Muro de Berlim era na verdade 2 muros com uma região chamada de “Zona da Morte” entre eles.

9) Em um ponto da Zona da Morte havia uma igreja que foi completamente destruída e hoje existe um memorial construído com os antigos escombros da mesma, reciclados.

10) Existia um “muro subterrâneo”, um contra-túnel para evitar que pessoas fugissem por baixo do muro.

Resto do Muro de Berlim em Leipziger Platz


Para mais Alemanizando:
YouTube: https://www.youtube.com/alemanizando
Facebook: https://www.facebook.com/alemanizando
Instagram: https://instagram.com/canalalemanizando/
Twitter: https://twitter.com/c_alemanizando

Compartilhe!

Comente!